dimanche 8 avril 2007

Paris de bicicleta II

Voltando a esse tema, hoje no caderno "Mais!"
da folha de São Paulo tem um manifesto irado
de um cineasta que mora em Paris sobre o planejamento
da cidade:
Na pior em Paris
Mas, apesar de se dizer ciclista
na cidade, os seus comentàrios vão em favor
da circulação dos automòveis.
Coisas do tipo:
"[...] se eu saio de minha casa no domingo,
não posso virar à esquerda porque é contramão;
e à direita, a 50 metros, a rua está bloqueada
pois nesse dia só os ciclistas podem usá-la.
Eu nunca fui avisado nem consultado; esse decreto
divino me obriga a ziguezagues aberrantes para ir
aonde preciso".
Imagino que a circulação para os automòveis deve
estar mesmo um inferno com todo esse aumento
do espaço para pedestres, ônibus e bicicletas.
Disse "imagino" porque não sei na pràtica como
é, não tenho carro nesta cidade, nem preciso
dele. De metrô, de ônibus, de bonde, de trem, a pé,
de bicicleta é muito mais fàcil e relaxado.
Ele também escreve sobre coisas que desconheço por aqui,
como abordagem de policiais a pedestres que atravessam
a rua em lugar errado. Hà, de fato, um certo exagero em
tudo o que ele diz, com exceção do que diz sobre as motos e
motonetas, que invadem as calçadas sem a menor cerimônia,
isso com a complacência da polìcia.

Aucun commentaire:

 
Google