mercredi 25 avril 2007

Paris e o cinema


Paris, além de outras qualificações, também é a cidade do cinema. Retratada em centenas de filmes, ainda é muito comum andar por aí e encontrar um filme sendo rodado, a equipe pedindo, gentilmente, que se atravesse a rua para não atrapalhar a filmagem da cena. A logística é das mais complicadas para rodar uma única cena de alguns minutos numa rua de Paris.
Quando ainda não morávamos nesta cidade, e quando a visitávamos pela terceira ou quarta vez, descobrimos um lugar que não conhecíamos, um pátio onde se pode assistir ao mesmo tempo a várias aulas de dança sendo ministradas, cada uma numa sala, em diversos andares dos prédios ao redor do pátio: balé clássico, flamenco, samba, e quantas mais. Aquela mescla de ritmos e sons, tudo ao mesmo tempo, transmite a quem visita o lugar pela primeira vez uma alta dose de irrealidade . Depois descobrimos que se tratava do centro de danças do Marais. De retorno à casa, um antigo filme em preto-e-branco na tevê no meio da madrugada mostrava justamente aquele pátio que houvéramos visto na visita a Paris, e nas mesmas condições, com vários grupos aprendendo e ensaiando danças diversas.

Além de ser uma cidade muito retratada em filmes, Paris também é uma cidade que possui muitas salas de cinema. Elas devem ser bem umas quatrocentas, sem contar com as salas dos subúrbios. Há as salas de cinema tradicionais por todo o lado, as antigas, que foram protegidas da extinção através de patrocínios dados pelas prefeituras da cidade. Mas, também há as cadeias de salas multiplex. E uma dessas cadeias, a mk2, oferece filmes ditos de arte e filmes mais ou menos obscuros, de cineastas iranianos, argelinos, chineses, mexicanos e até mesmo brasileiros. As entradas são caras, mesmo levando em consideração que estamos na Europa. No entanto, estas cadeias de salas de cinema oferecem um tipo de assinatura mensal na qual, pelo preço de duas entradas, em torno de vinte euros, uma pessoa assiste livremente a quantos filmes quiser, é só mostrar a carteirinha e pegar o bilhete. Uma delícia para quem, como nós, é cinéfilo e ainda mais de carteirinha.

1 commentaire:

Anonyme a dit…

que maravilha esse blog...morei nessa cidade maravilhosa!!! E estou mergulhando em tudo o que vejo aqui! Paabéns, por enquanto!Saudade!

 
Google